Libertado e honrado. Jeremias 52.31-34.
1- Rei Joaquim – era rei de Judá , uma das 12 tribos de Israel, era legítimo descendente de Davi. Nabucodonosor prende-o e leva-o cativo por 37 anos, ele foi liberto pelo filho de Nabucodonosor. Quanto tempo nós passamos presos pelas coisas desse mundo, vícios, paixões, ilusão, uns 20 outro 40 anos presos pelo mundo. A babilônia representa o mundo.
2- Libertado e honrado - a boa notícia, não importa o quanto de tempo passamos preso, foi para liberdade que Cristo nos libertou. Gálatas 5. 1
.
3- Falou benignamente – o rei teve compaixão e lhe deu apoio, assim Deus fez conosco nos amou de tal maneira que deu seu filho como prova da sua bondade.
3- Falou benignamente – o rei teve compaixão e lhe deu apoio, assim Deus fez conosco nos amou de tal maneira que deu seu filho como prova da sua bondade.
4- Lhe deu lugar de mais honra – além de tira-lo do cárcere, falar benignamente sem acusação, fez questão de dar o melhor lugar para o rei Joaquim. Deus esta disposto a fazer isso com você. Salmo 113.5-8.
5- Mudar as veste - tirou as vestes de cárceres e mudou por veste de honra, significa nos limpar, trocar nossas vestes sujas pelo pecado por vestes limpas de louvor.
6- Passou a comer diariamente – não precisava vai comer em uma sala vazia e suja, podia comer junto ao rei na mesma mesa, hoje podemos comer diariamente na presença do nosso rei.
7- Pensão vitalícia – além de liberta-lo, trocar as vestes, fazer sentar em lugar de honra e comer na mesa do rei diariamente, ele ainda lhe deu uma previsão para viver, ao sermos libertos por Jesus podemos usufruir de tudo isso, ele nos prove não só nessa vida mais também por toda a eternidade, por toda a eternidade estaremos vivendo e comendo de sua mesa.
O que podemos aprender com a história de Joaquim hoje?
Que o Senhor abra nossos olhos e nos revele coisas ocultas que ainda nós não sabemos. Jeremias 33.3