Atalaias

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Libertado e honrado. Jeremias 52.31-34.

Libertado e honrado. Jeremias 52.31-34. 



1- Rei Joaquim – era rei de Judá , uma das 12 tribos de Israel, era legítimo descendente de Davi. Nabucodonosor prende-o e leva-o cativo por 37 anos, ele foi liberto pelo filho de Nabucodonosor. Quanto tempo nós passamos presos pelas coisas desse mundo, vícios, paixões, ilusão, uns 20 outro 40 anos presos pelo mundo. A babilônia representa o mundo. 

2- Libertado e honrado - a boa notícia, não importa o quanto de tempo passamos preso, foi para liberdade que Cristo nos libertou. Gálatas 5. 1
.
3- Falou benignamente – o rei teve compaixão e lhe deu apoio, assim Deus fez conosco nos amou de tal maneira que deu seu filho como prova da sua bondade. 

4- Lhe deu lugar de mais honra – além de tira-lo do cárcere, falar benignamente sem acusação, fez questão de dar o melhor lugar para o rei Joaquim. Deus esta disposto a fazer isso com você. Salmo 113.5-8. 

5- Mudar as veste - tirou as vestes de cárceres e mudou por veste de honra, significa nos limpar, trocar nossas vestes sujas pelo pecado por vestes limpas de louvor. 

6- Passou a comer diariamente – não precisava vai comer em uma sala vazia e suja, podia comer junto ao rei na mesma mesa, hoje podemos comer diariamente na presença do nosso rei. 

7- Pensão vitalícia – além de liberta-lo, trocar as vestes, fazer sentar em lugar de honra e comer na mesa do rei diariamente, ele ainda lhe deu uma previsão para viver, ao sermos libertos por Jesus podemos usufruir de tudo isso, ele nos prove não só nessa vida mais também por toda a eternidade, por toda a eternidade estaremos vivendo e comendo de sua mesa. 

O que podemos aprender com a história de Joaquim hoje?
Que o Senhor abra nossos olhos e nos revele coisas ocultas que ainda nós não sabemos. Jeremias 33.3

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SALMO 4. 4-5 - Saiba como Lidar com na hora da Ira.


Salmos 4. 4-5 - Saiba como Lidar com na hora da Ira.


Irai-vos e não pequeis; consultai o vosso coração em vosso leito, e calai-vos”.

 Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor”.

O que é a ira?

Sentimento agonizante da qual o indivíduo passa a ser dominado pela raiva.


Acesse o link abaixo e confira."O que acontece com suas células quando você está estressado"
https://www.youtube.com/watch?v=gljulbnsPdQ



1-   A ira leva-nos a pecar, pois tomamos decisões precipitadas. Quando ficamos irados, acontece um processo químico em nosso corpo e cérebro.  




2-   Quem você está alimentando? Quando você se ira, aquele que você estiver alimentando estará mais forte:  se for a carne, pode ter certeza de que você irá pecar. 



O que devemos fazer quando nos iramos?

 

Você deve realizar quatro coisas, quando estiver Irado:

 

1-   Consultar o seu coração:

 Quando ficamos irados, nossa tendência é agirmos sem a sensibilidade própria de um coração espiritual.  Somos impelidos a agirmos irracionalmente, com precipitação e agressividade, nas palavras e/ou nos atos.

Na hora da ira, devemos consultar nosso coração espiritual. Devemos esforçar-nos por nos mantermos calmos na situação que está provocando-nos a ira. Assim fazendo, poderemos refletir se aquilo que nos deixou irados tinha uma razão justa, ou foi só uma armadilha do inimigo. Mesmo que tenha tido uma razão justa, a palavra diz: “irai-vos e não pequeis”.

Como é difícil, principalmente quando não temos como evitar a situação.  

Por isso, devemos consultar o nosso coração (a Palavra diz : “no seu leito”), pois é quando nos deitamos, para o repouso noturno, que vamos refletir sobre tudo aquilo que nos sobreveio em nosso dia.

2-   Calar-se:

Como é difícil nos calar, principalmente porque acontecem tantas reações químicas em nosso corpo, nessa hora, que nós queremos jogá-las fora, vomitá-las e, então, falamos, falamos e falamos.

um provérbio que eu amo. É o 17. 28.

“Até o tolo, estando calado, é tido por sábio; e o que cerra os seus lábios, por entendido.

Nós nos achamos sábios quando falamos e falamos, porque isso produz em nós um sentimento vaidoso de competência. Queremos justificar-nos com nossas próprias palavras e vontades.

A Palavra diz, em Lucas, 16.15:

E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.”


Tomamos o lugar do Senhor, não acreditamos no que Ele diz, em
Romanos, 8.33:

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.”

O que nos deixa mais irados é a Acusação, principalmente se ela não é verídica, não tem procedência, mas a Palavra diz que é Deus que nos justifica, é Ele quem vai agir por nós, e não o nosso muito falar ou qualquer atitude que vamos tomar quando estivermos irados.

Quando falei sobre quem você está alimentando, é isso que quero mostrar: se você alimentar seu espírito, e não a sua carne, ele estará mais forte, e Deus agirá a seu favor.

O que mais causa cabelos brancos, precocemente, e queda de cabelos em uma pessoa é o stress.




3-   É oferecer sacrifícios de Justiça ao Senhor.

O que eu entendo como sacrifício de justiça é FAZER AQUILO QUE É CERTO, AINDA QUE CUSTE MUITO, PARA ENGRANDECER O NOME DO SENHOR.

“Custar muito” pode significar renúncias. Por exemplo: renunciar a minha vontade de agir agressivamente, na hora da ira, deixar no altar do Senhor aquela causa que tem tirado minha paz.

Assim como, nos tempos do Antigo Testamento, o povo de Deus queimava seus sacrifícios no altar do Senhor, devemos entregar ao Senhor as questões que nos provocam à ira, para que Ele possa agir e nos justificar. Assim, estaremos queimando, sobre o altar de Deus, o desejo de fazermos nossa própria vontade.

Nas situações difíceis, sempre deveremos pensar em como Jesus agiria, se estivesse em nosso lugar.

A Palavra diz que Ele foi humilhado, moído, transpassado, cuspiram no rosto dele... Finalmente, foi crucificado, como se crucificavam os ladrões.

Ele tinha todos os motivos para irar-se. Inclusive, foi traído pelo próprio discípulo que Ele escolheu;  mesmo assim, mesmo sabendo de tudo, Ele consultou seu coração, foi para o jardim do Getsêmani, chorou e entregou ao pai aquela situação.

4-   Confiar no Senhor.

Nas horas difíceis, como a de Jesus, na hora da traição, da acusação, da injustiça, da calúnia, da dor, de tudo aquilo que nos tira a paz, devemos agir como Ele agiu, confiando no Pai. No Propósito que o Pai tinha para a vida dele.

Se Jesus se tivesse rebelado contra a vontade do Pai, se Ele se tivesse irado com toda aquela injustiça que fizeram com ele, hoje, eu e você não estaríamos aqui.


Conclusão

Como você tem agido na hora da Ira?
Aprenda a consultar seu coração, a calar-se  e  a entregar ao Senhor as situações que estão tirando sua paz.
Confie plenamente no Senhor e considere:

E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito Romanos, 8.28



 Atenciosamente: Francine Biguinatti.
Meus sinceros agradecimentos a minha amada, irmã em Cristo, Maria Helena Garrido Saddi, por ter disponibilizado seu tempo na correção do texto. 

domingo, 5 de abril de 2015

POEMA DE PÁSCOA



Olá, querido irmão(a), não poderia deixar passar em branco esse dia tão especial para nós que verdadeiramente cremos que Jesus é o salvador da humanidade, o filho do Deus Altíssimo que criou céus e terra e morreu em uma cruz mas ao terceiro  dia ressuscitou. 

A Páscoa foi estabelecida e decretada pelo próprio Deus aos judeus para comemoração da Libertação do povo hebreu quando eram escravisados pelos egípcios. Êxodo 12

Hoje podemos fazer parte dessa Festa de Libertação, pois ele morreu por todos nós Judeus e  gentios, Romanos 10. 12 "Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam."

E como reflexão quero deixar um lindo poema escrito por uma amada irmã em Cristo,  profª Maria Helena Garrido Saddi(UFG), mestra em Teoria da Literatura e doutora em Letras.

PÁSCOA
(1 Co 5.7. O termo provém do hebraico pesah = passagem)

Hoje
é a consciência de ser
no lampejo do instante

Hoje
é a impressão de sonhar
estando acordado
sentindo a consistência
etérea
da existência
evolar-se...

Hoje
é a necessidade
gritante!
   de passar...
de passar para um estado
mais sério
mais firme
mais forte
um estado de espírito
um estado de ser
ancorado na duração
infinita do eterno

Ancorado na doçura
da  Paz e do Amor
e da plena
satisfação da alma
que se dilui na lágrima...

lágrima!
que o vento seca
e o tempo esquece
mas não se perde:
a dor
conhece-lhe a morada

Ahé preciso passar!
Ficar é entrevar-se
na pequenez do instante

Sim! é preciso passar
da  loucura da existência
à sensatez da Vida

E só o dedo
de Deus é capaz
de apontar o caminho

só o Filho
de Deus é capaz
de ser o Caminho
sobre a face do abismo

Jesus
é a Páscoa
do ser
humano que passa
da morte
para a Vida! 

Jesus
Cristo é a Nossa
P
Á
S
C
O
A

*

Maria Helena Garrido Saddi

Atenciosamente.
Francine B.

quarta-feira, 11 de março de 2015

O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

Olá, pessoa linda. 

Hoje nossa lição diária é bem simples, mas de grande valor. 

Hoje vamos entender qual é o propósito de Deus em nossas vidas.

Você já deve ter se perguntado: 


"Deus por que eu estou aqui? Qual é o propósito que o Senhor tem pra mim?."

Creio que Deus tem um propósito a todos, porém esse propósito não é apenas fisico, mas espiritual, não se limita a tempo é eterno. 

A palavra que vamos deixar como exemplo é de, Gênesis 3. 8-10.

 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,

3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?

10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.

3 Razões para querer viver os propósitos de Deus. 

1- Com Deus vencemos as tentações. 

Se verdadeiramente Eva e Adão tivessem entendido o propósito de Deus na vida deles jamais eles teriam comido o fruto proibido. 
Quantas vezes nós caímos nas ciladas do diabo por não entender e compreender os propósitos de Deus para nossa vida.  

2- Deus tem o melhor para nós. 

Mesmo Adão e Eva desobedecendo Deus teve misericórdia e ofereceu um sacrifício pelo seus pecados, para que, ele pudessem ter reconciliação com Deus. 

Nos versos de Gênesis 3. 21 diz que, o Senhor fez roupas para Adão e Eva, Deus ofereceu um sacrifício para oferecer uma cobertura capaz de promover a reconciliação.

Assim Deus fez a nós, oferecendo seu único filho para cobri nossas multidões de pecados. 
João 3.16. " Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para que, todo aquele que nele crê não pereça mais tenha vida eterna."

Deus tem o melhor pra mim e você, mesmo sendo assim, pobre e pecador. 

3- Deus tem um lugar de descanso para nós. 

 Mateus 11.28 " Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.



Jesus nos oferece descanso dessa vida que só nos oferece opressões e cansaço físico e espirituais. 


Ele nos aliviará de tudo e nos dará a paz, não essa paz que o mundo nos oferece, mas a paz que excede todo entendimento. 


Conclusão.

O propósito dele é que possamos passar a eternidade ao lado dele desfrutando dessa paz, sem opressão, tentação. 
Nos oferecendo o melhor, a salvação e o direito de morarmos com ele na eternidade, no céu. 

Você deve ter se perguntado: Como faço pra ter isso. 

É muito simples, busque a Deus e reconheça seu filho JESUS CRISTO  como unico  e suficiente salvador.

Entregue seus fardos a ele, e ele os aliviará. 

Ele tem o melhor pra você.    

Se você verdadeiramente deseja isso, ore comigo. 

Querido Deus, reconheço que tú tens um lindo propósito pra mim, e quero vive-los, aqui e na eternidade, eu deixo meu fardo contigo e troco pelo teu que é leve, deixo meu cansaço e todas as opressões da minha vida em teu altar e reconheço seu filho  JESUS como o Cristo, como meu salvador, meu resgatador. 
Assim eu ___________oro, em nome de JESUS, amém. 

Romanos 10.9: Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
 




  
 
 Atenciosamente: Francine Biguinatti