Atalaias

terça-feira, 28 de outubro de 2014

FLEXIVEL


FLEXÍVEL



Será que você tem sido uma pessoa flexivel?
Ser uma pessoa flexivel faz parte do plano de Deus ?
Como devemos ser moldados em meio a uma sociedade cruel?
Qual identidade devemos ter?
Quem é o nosso Criador ?
Você tem sido vaso de honrar?

Essas e outras perguntas poderão ser respondida ao longo desse estudo. Espero que Deus fale aos vossos corações assim como tem falado comigo.

Atenciosamente: Francine A. D. Biguinatti

O profeta JEREMIAS observa alguns acontecimentos, onde, o próprio Deus o leva para falar com ele enquanto ele observava um oleiro moldar o barro.

Jeremias 18. 1-6 
1 A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo:

2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

3 Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas.

4 Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer.
5 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Deus mostrou a Jeremias que ele esta no controle, que mesmo que o povo seja um povo rebelde, Deus é paciente e misericordioso por isso ele não desiste do seu povo. 

O vaso estragou por que não devia estar totalmente flexivel nas mãos do oleiro. Assim somos nós vasos estragados quando não temos um coração flexivel nas mãos de Deus.

Ter um coração flexivel a vontade de Deus não é fácil e requer muitas renuncias. Mas temos um exemplo de alguém que conseguiu ter um coração completamente flexivel e é a ele que devemos nos espelhar. 
Jesus melhor exemplo de um coração flexível.


·        
 Mateus 26.42  - Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. 
Paulo disse :


VASO DE BARRO E VASO DE VIDRO. 
Hoje quero usar de exemplo o vaso de vidro e o vaso de barro, no seu processo de criação podemos analisar algo surpreendente que nos revela o porque tantas vezes precisamos passar por processos dolorosos, para termos um coração flexivel e tornarmos vasos de honra.


1- A criação da cerâmica


O advento da cerâmica trouxe a civilização a humanidade.  Ela mudou a historia da humanidade.
Antes não havia como armazenar comida e água, nem havia como transportar.  A vida era essencialmente de subsistência, as pessoas viviam para o aqui e o agora.
Mas com o advento da cerâmica os grãos poderiam ser armazenados e guardados e a água podia ser transportada, casa poderiam ser construídas.
As pessoas não precisavam viver mais como nômades, se mudando pra lá e pra cá, elas começaram a formar comunidades e ficaram mais fixas.
Assim como a cerâmica o criação do homem trouxe transformação aos dias que antecederam a criação.
Deus criou tudo mas quando ele colocou as mãos no barro nasceu a civilização.



Ponto Importante: O barro não serve pra nada em seu estado bruto ele precisa passa por todo um processo para se tornar flexível e então ser modelado.
Assim somos nós antes de passarmos pelas mãos do oleiro, sentimos muitas vezes que não somos nada, ninguém, mas Deus sabe do grande potencial que você pode se tornar se ele colocar a mão em sua vida.


O PROCESSO

2- A criação do vaso de Barro.

Mas tudo exige um processo, o barro não se torna vaso assim tão fácil, antes, colhe-se o barro,  peneira, deixa molho  para livrar das impurezas  é pisado até sair as bolhas é talhado para tirar todas  as impurezas e por fim passa pelo  fogo durante 1hr para se tornar resistente.





3- A criação do vidro .
A criação do vidro é bem mais nova que a da cerâmica, historiadores relatam que os egípcio deram a origem por buscarem criar artefatos artísticos delicados e decorativos surgindo assim o cristal. Vindo assim a complementar a cerâmica.

O principal componente do vidro é a Sicília, seu processo de produção lembra uma receita de bolo, junta-se alguns componentes químicos.

Mas o que o vaso de barro tem em comum com o vaso de vidro.
Sendo que cada um deles tem um processo diferente, matérias primas diferentes.
Onde posso achar um exemplo de flexibilidade em ambos.
Mas antes de revelar o que ambos tem em comum? 

Gostaria de ler alguns versículos que expressão ênfase nesse assunto.



Barro
1-    Isaias 64.8 - Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos. (o Senhor é identificado como pai e Criador)

2-    Jó 10.9 -  Lembra-te, pois, de que do barro me formaste; e queres fazer-me tornar ao pó? (disse Jó a Deus quando passava por momentos de provação).


1-    Isaias 45.9 - Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou dirá a tua obra: Não tens mãos? ( como barro não tem poder nem autoridade para questionar o trabalho do oleiro, assim também ninguém tem autoridade de questionar os caminhos de Deus) Vidro.
 
1-    Apocalipse 4.6 - também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás; (separação, a santidade de Deus)

2-    Apocalipse 15.2 - E vi como que um mar de vidro misturado com fogo; e os que tinham vencido a besta e a sua imagem e o número do seu nome estavam em pé junto ao mar de vidro, e tinham harpas de Deus. (purificação dos servos para aproximarem de Deus).

1-    Apocalipse 21.1 -  E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.  (a comunhão dos vencedores na presença de Deus)

Como podemos ver os dois elementos aparecem na bíblia representando algo.
Nos dois processos é necessário a presença de um elemento.
* FOGO



Tanto o barro como o vidro precisam passar pelo fogo.
Um é preparado, moldado e só vai para fogo para resistência. 

Assista o vídeo. (OLEIRO MOLDANDO O BARRO)













O outro precisa estar no fogo para ser moldado.
Assista o Vídeo (VIDRO SENDO MOLDADO PELO FOGO)



Fogo é essencial nos dois processos. Sem ele não tem como se tornar resistente.


Fogo é o símbolo da presença de Deus 

Deuteronômio 4.12 - E o Senhor vos falou do meio do fogo; ouvistes o som de palavras, mas não vistes forma alguma; tão-somente ouvistes uma voz.


Símbolo do espírito santo.

Mateus 3. 11 - Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.


Meio de purificação 


Hebreus 12. 29 - pois o nosso Deus é um fogo consumidor.


Símbolo da palavra.


29 Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra




Conclusão.




Mesmo que esteja seco o barro ao cheiro das águas ele amolece, é maleável e flexivel. 
Quando ele vai para forno, sabe que já esta pronto e preparado, seja assim, deixe que o caráter de Deus lhe molde, para que quando você precisar passar pelo fogo, sua fé seja fortalecida pois você já foi preparado e capacitado para isso, pelas próprias mãos do oleiro.

Já o vidro precisa ser aquecido e estar no fogo em alta temperatura para ser moldado. Não deixe que somente em situações a prova de fogo venham a moldar você. Pois esse processo é doloroso.
Deixe que a palavra e o poder do Espírito Santo faça de você um vaso de honra.   


Atenciosamente Francine A. D. Biguinatti